Shipito É Confiável? Entenda Como Funciona – Importar Tudo
Redirecionador Shipito vale a pena? Como usar

Shipito é confiável? Entenda como funciona

Se você está pesquisando sobre redirecionadores de compras como o Shipito, certamente sabe que importar produtos diretamente dos Estados Unidos é sinônimo de economizar dinheiro e ter acesso a coisas de qualidade superior, não é verdade?

Mas você já experimentou entrar em sites de lojas dos Estados Unidos, como walmart.com e macys.com, colocar todos aqueles produtos incríveis e super em conta no carrinho e, na hora de pagar, descobrir que a loja não entrega no Brasil?

Dói, não é?

Mas nos últimos anos, tornou-se possível concluir essas compras devido ao aparecimento de diversas empresas de redespacho de encomendas (conhecido como freight forwarder).

Para quem não sabe, “redespacho de encomendas” é o serviço prestado por uma empresa situada nos EUA ou em outro país do qual queremos importar produtos. Essa empresa geralmente é um armazém de redirecionamento.

O que é armazém de redirecionamento?

Armazém de redirecionamento é uma empresa que recebe suas compras feitas no exterior e as encaminha para seu endereço, permitindo que você faça compras até mesmo em lojas que não fazem remessas internacionais.

Esse serviço é extremamente necessário para nós brasileiros porque a maioria das lojas nos EUA, por exemplo, não faz entregas fora do território Norte-americano.

E nós não viveríamos sem nossos produtos importados, não é verdade? É aí que entram o Shipito e os outros armazéns de redespacho dos quais falaremos em seguida.

Compre nos melhores sites e ganhe uma parte do dinheiro de volta.

Compre através do Ebates nas suas lojas favoritas e receba até 40% de Cash Back (são mais de 2500 lojas).

O que é Shipito

Shipito é uma das mais famosas empresas redirecionadoras de encomendas. Esse nome esquisito significa “Ship-it-to”, que traduzido para o português seria algo como “Enviar para.”

É como se fosse seu endereço de compras nos EUA: você faz um cadastro, recebe um endereço e passa a fazer compras no exterior utilizando esse novo endereço.

Depois o Shipito recebe suas compras e envia para sua casa no Brasil.

Shipito é ilegal?

Uma das primeiras perguntas quando se trata de armazéns de redirecionamento é sobre ser legal ou ilegal.

É que esses serviços geralmente permitem que o próprio importador preencha a declaração alfandegária da forma que bem entender. Muitas pessoas utilizam isso para declarar um valor inferior ao real e, dessa forma, tentar escapar do imposto de importação.

Caso esteja confuso sobre o significado de “declaração alfandegária” e sobre o imposto de importação, não se preocupe pois falaremos disso adiante.

Só que essa não é uma prática correta, que pode até acarretar multas e outras consequências.

No entanto, utilizar o Shipito de forma correta é completamente legal e não viola qualquer legislação.

Ok, e como funciona então?”

Inscreva-se no melhor canal de importação do Brasil

Thales Matos, autor do Curso Importar Tudo

Como funciona o redirecionamento

Funciona assim: você cria sua conta no site do Shipito e recebe o endereço de um armazém nos EUA.

Com esse endereço em mãos, faça suas compras em sites americanos, como a Amazon, Ralph Lauren etc. No Checkout, antes de escolher a forma de pagamento, mande a entrega ser feita no armazém, preenchendo exatamente o endereço que você recebeu.

Ao concluir a compra, aguarde até que a entrega seja concluída. Assim que os pacotes chegarem, você será notificado por e-mail e seu produto ficará armazenado gratuitamente por até 90 dias.

Acesse o painel do Shipito para ver a foto do produto recebido e pagar o frete internacional. Em seguida, eles enviam suas compras para o Brasil.

Tá, mas e qual a vantagem disso?”

Qual a vantagem do shipito?

Existem diversas vantagens em usar um redirecionador de pacotes.

A primeira é ter acesso a produtos que não são vendidos no Brasil, ou que são extremamente caros nas lojas brasileiras.

Uma camisa da Hollister, por exemplo, custa R$219,90 no Brasil e apenas $11.99 nos EUA. Dá uma olhada:

Vale a pena importar Hollister dos Estados Unidos ou comprar no Brasil?

Além disso, é possível adquirir produtos que acabaram de ser lançados nos Estados Unidos e ainda nem chegaram ao Brasil.

Entendi... mas por que não comprar online na loja nos EUA e mandar entregar diretamente em minha casa?”

Seria um sonho comprar online nos Estados Unidos e receber diretamente em casa. Acontece que pouquíssimas lojas enviam para o Brasil.

Só que usando o redespacho de mercadorias, este problema está resolvido.

Sem falar que é possível juntar encomendas de várias lojas diferentes em um único pacote, e pagar somente um frete, em vez de vários.

Dessa forma, economizamos ainda mais. E daqui a pouco vamos entender isso melhor.

Tenho medo! E se for um golpe? E se ficarem com as minhas compras?”

O site Shipito é confiável mesmo?

É normal ter dúvidas sobre um site que irá enviar suas compras no exterior para o Brasil, não é verdade?

Hoje em dia, ninguém mais escolhe usar um serviço sem pesquisar a respeito, ler avialiações e opiniões de usuários, e os famosos reviews.

Afinal, quem vai querer investir seu dinheiro se não tiver ao menos uma garantia de retorno?

Então adiante faremos uma breve resenha do site Shipito para que você tome uma decisão informada e escolha o melhor serviço para suas necessidades.

>> INSCRIÇÕES ABERTAS <<

Curso Importar Tudo

com Thales Matos

Descubra o método que aprendi morando nos Estados Unidos para importar produtos originais de marca, com desconto, mesmo com o dólar alto!

Como importar dos Estados Unidos sem viajar
Thales matos autor do programa importar tudo

Shipito Brasil, Shipito USA, Shipito EUA, Shipito China

Esses são diversos nomes que encontramos na internet e que se referem a uma mesma empresa. A Shipito, sediada nos Estados Unidos, que opera desde 2007.

É, provavelmente, o redirecionador de compras com mais tempo de atuação.

Estando no mercado há tanto tempo, já temos uma certa segurança de que o serviço não é fraudulento, pois do contrário já haveriam diversos processos e reclamações, o que teriam causado o fechamento do serviço, concorda?

No entanto, existem, sim, reclamações quanto ao Shipto. No final deste artigo falaremos sobre as mais frequentes, ok?

Então o Shipito é seguro?

Sim e não.

Sim porque do outro lado de um painel online de importações, existem pessoas reais que enviam fotos do seu pacote, informam dados como peso e dimensões, e respondem suas dúvidas no suporte.

Não porque, como você verá no final deste artigo, existem diversas reclamações no ReclameAqui que são bem preocupantes e o Shipito foi classificado como “Não recomendado” nesse site.

Clique aqui para pular diretamente para a parte deste artigo em que tratamos das reclamações que o Shipito recebeu e as alternativas a essa empresa.

Além do mais, você deverá ter alguns cuidados como calcular o preço do frete com antecedência para não acabar saindo no prejuízo. Sem falar que você deve estar preparado para pagar um possível imposto de importação.

Mas peraê! Eu li em algum lugar que o Shipito não era taxado...”

Shipito é taxado?

Sim. Qualquer encomenda vinda do exterior tem uma chance de ser “taxada” ao chegar à alfândega brasileira. Trata-se do imposto de importação.

Se você leu em algum site ou viu em algum vídeo do Youtube que os pacotes enviados pelo Shipito nunca serão taxados, fique esperto pois há muita abobrinha e conteúdos irresponsáveis na internet.

E leia com atenção:

Não existe nenhum método garantido para “escapar” do imposto de importação! Qualquer informação contrária ou que garanta isso está mal-intencionada ou completamente desinformada.

Entendido? Dito isso, vamos falar de outros impostos que podem “aparecer na sua conta” ao importar produtos.

Sales tax

Sales tax é o nome dado ao imposto que incorre sobre suas compras em sites americanos. Esse valor é acrescentando ao valor da mercadoria, diretamente no site da loja, quando você faz a compra, e varia de acordo com o Estado em que a compra será recebida.

Geralmente fica na faixa de 0 a 10% acrescidos ao valor de sua compra.

Em outras palavras, a "taxa sobre vendas" pode ser maior ou menor, dependendo da localização do armazém redirecionador que você escolher para enviar sua mercadoria.

Sales tax de acordo com os armazéns do Shipito

No caso do Shipito, os armazéns situados nos Estados Unidos ficam nos estados da Califórnia, Nevada, e Oregon. Este último é isento de sales tax, o que significa que não haverá acréscimo de preço durante sua compra online.

No entanto, a maioria dos fretes internacionais saindo de Oregon serão mais caros do que o normal (cerca de 10 a 15%), o que faz com que essa isenção da taxa não seja tão vantajosa para nós, importadores e pesquisadores, que estamos em busca de economizar cada centavo.

Na Califórnia, a taxa será de até 9%. Em Nevada, a taxa será de até 7.1%.

Então qual o melhor endereço do Shipito?

Depende! Isso vai variar de acordo com o que pesará mais em sua importação: o valor do produto, ou o preço do frete.

No final deste artigo, falaremos sobre um concorrente do Shipito: um armazém redirecionador chamado QueriaTanto.com (o que indicamos em nosso curso completo de importação online), que fica na Florida, em uma área onde o Sales Tax é de apenas 6% e os fretes para o Brasil são os mais baratos devido à proximidade.

O Shipito também tem um armazém na Áustria. Mas como nosso foco aqui é importação dos EUA, não vamos entrar em detalhes sobre os impostos europeus.

Imposto de importação

Este é o tributo que o pessoal chama de "taxa" ou "taxa alfandegária". Quando alguém diz "minha encomenda foi taxada", está se referindo ao imposto de importação.

Este imposto pode ou não ser cobrado assim que sua mercadoria chega à alfandega brasileira. Caso sua encomenda seja "taxada", ele vai custar 60% do valor aduaneiro*.

Valor aduaneiro = valor declarado pela mercadoria + frete + seguro

Lembrando que qualquer mercadoria tem a chance de ser tributada, independente de qual o redirecionador utilizado, a não ser que o produto se enquadre em algum dos casos de isenção do imposto de importação.

O imposto de importação é, definitivamente, o grande "terror" dos importadores. É a razão de muitas pessoas terem medo de importar, e não fazerem nem sequer sua primeira compra.

Mas a verdade é que ele não é tão nocivo assim! Apenas tem essa má-fama na internet.

Pior mesmo é comprar seus produtos no Brasil e pagar 3 ou 4x mais caro, tendo a certeza de que está pagando todos os tributos possíveis, colocando dinheiro no bolso daquele político corrupto e ainda deixando uma fatia do preço na carteira de algum comerciante, quando você poderia estar importando por si só e economizando tudo isso.

Grandes são as chances de que, mesmo tendo sua encomenda internacional tributada, o produto ainda saia bem mais barato do que o preço pelo qual ele é vendido no Brasil (se você importar do jeito certo).

IOF

Este é o imposto sobre operações financeiras, que vai ser descontado diretamente do seu cartão de crédito no momento que for feito qualquer pagamento internacional.

Aqui não tem para onde correr. Adicione aí 6,38% de todas as transações ao cálculo.

Como não ser taxado

Como já dissemos, não existe um método garantido para escapar de uma possível tributação. Existem, no entanto, algumas dicas para reduzir as chances sem cometer atos ilegais.

Uma delas é evitar que sua encomenda seja enviada em caixas que contêm logotipos de lojas famosas. Veremos como o redirecionador de encomendas pode fazer isso em seguida.

Mas não se esqueça: não existe fórmula mágica! Você vai ver muita gente prometendo isso na internet. Não caia nesse papo. Quando se deparar com um desses, lembre de mim, sorria e abandone o site ou vídeo 🙂

Outra forma de não pagar o imposto é pegar carona no próprio texto do Decreto-Lei 1.804 de 1980, segundo o qual a “importação dos bens contidos em remessas de valor até cem dólares norte-americanos, ou o equivalente em outras moedas, quando destinados a pessoas físicas” fica isento de imposto de importação.

Ou seja, na importação de produtos cujo valor aduaneiro seja de até $100, é ilegal a cobrança de imposto de importação.

Esse decreto-lei ainda causa bastante controvérsia e a alfândega tende a desrespeitar essa norma mas existem meios legais de garantir que ela será aplicada corretamente.

Como usar o Shipito passo a passo

Ok! Agora você já sabe o que é o Shipito, como funciona e as vantagens de utilizar um serviço de redespacho internacional.

Que tal partirmos para o passo a passo de como utilizar o Shipito e fazer proveito desse serviço?

Obs.: caso prefira utilizar o redirecionador de pacotes que indico para os alunos do meu curso de importação, clique aqui para pular o tutorial de cadastro no Shipito e ir direto às instruções sobre o armazém QueriaTanto.com, ao final deste artigo.

Como se cadastrar

O primeiro passo é criar sua conta no site www.shipito.com.br e para isso você deverá escolher um plano de assinatura. O shipito oferece dois planos: um gratuito e outro com uma pequena mensalidade.

Qual o melhor plano

O melhor plano do Shipito vai depender de suas intenções de compra. Caso queira importar esporadicamente e em pequena quantidade, o plano gratuito dará conta do recado.

Caso queira importar com mais frequência e realmente ter tudo do bom e do melhor, ou até abrir um negócio de revenda de importados, o plano pago é o ideal, pois vai permitir que eles recebam mais encomendas em seu nome e você ainda poderá utilizar serviços especiais, como a consolidação (explicaremos abaixo).

A mensalidade é de $10 (com a opção de pagar apenas $50 por um ano inteiro).

Em seguida, é só preencher o cadastro completo com suas informações e conferir se está tudo correto.

Como acessar minha conta

Após feito o cadastro, acessar sua conta é muito simples. Basta fazer o login com o nome de usuário e senha que você acabou de criar.

Em seguida, você será redirecionado para um painel que informa seu novo endereço, que deverá ser usado nas lojas para fazer compras. Veja:

Como encontrar meu endereço Chipito

Você já pode começar a importar produtos, mas para que tenha acesso a todas as funcionalidades do painel, você deverá passar pelo procedimento de verificação da sua conta.

Para isso, basta enviar cópias digitais de seus documentos, como RG e comprovante de residência.

Como comprar importados pelo Shipito

Agora que você tem esse endereço em mãos, provavelmente deve estar se perguntando como importar pelo shipito, não é verdade?

É bem simples. Basta acessar um site americano como a https://www.sephora.com/ e, na hora de preencher o shipping address (endereço de entrega), digitar o endereço que você acabou de receber.

Como colocar o endereço do shipito na loja

O jeito certo de colocar o endereço do shipito na loja é preencher exatamente da forma como está disposto no painel.

No caso da imagem acima, ficaria assim:

Name: [Seu nome aqui]

Address: 2220 Meridian Blvd, Suite [número de sua Suite aqui]

City: Minden

State: NV

Zip Code: 89423

Country: USA

Como você pode ver pela imagem, essas informações são exibidas no site do Shipito de uma forma um pouco confusa para quem ainda não tem experiência em compras no exterior.

Nem todo mundo sabe que 89423 é o Zip Code, ou que Minden é a cidade e NV é o Estado.

Mas em outros armazéns, como naquele que recomendamos (QueriaTanto.com), essas informações são mais claras e, assim, até o mais leigo pode importar sem correr o risco de confundir algum desses dados e acabar mandando uma encomenda para o lugar errado.

"Tudo bem, mas o que é essa tal de Suite? Um quarto com banheiro?"

O que é Suite

Suite é um termo muito comum entre os redirecionadores de encomendas. Significa o seu espaço exclusivo, que pode ser uma prateleira ou um armário, por exemplo.

Cada cliente recebe um número de Suite próprio, para que seus pacotes sejam estocados em um espaço diferenciado dos outros clientes. Dessa forma, o armazém fica mais organizado.

Assim que sua compra for recebida e armazenada em sua Suite, você será notificado por email.

Como enviar para o Brasil

Após essa notificação, basta acessar o painel, fazendo o login em sua conta, acessar a aba "Pacotes no armazém", preencher a declaração alfandegária, também chamada de declaração de envio ou aduaneira, escolher o frete internacional e pagar.

"Declaração alfande... QUÊ!?"

Como preencher a Declaração alfandegária

Declaração alfandegária, também chamada de declaração aduaneira ou de envio, é um documento que vai anexado a qualquer pacote enviado ao Brasil, que deve demonstrar quais produtos estão sendo introduzidos no país, além da quantidade e o preço.

Não tem por que se assustar. É só um papel que vem colado na sua caixa e os fiscais da alfândega vão tomar o preço declarado como base para aplicar um possível imposto de importação.

Então para preencher, simplesmente diga que produtos estão na caixa, quantas unidades, e o valor que você pagou por eles.

Fácil, não? Chegou a hora de escolher a transportadora.

Quanto o shipito cobra para enviar para o Brasil

O serviço prestado pelos armazéns de redirecionamento é bem barato. Geralmente é de $2 a $8 por caixa.

Na verdade, a maior despesa é o frete, que varia de acordo com o peso da encomenda e, às vezes, com as dimensões também (comprimento, largura e altura).

Mas não confunda. A tarifa do armazém é o preço pago pelo serviço de receber e despachar sua encomenda. Já o frete é o serviço da transportadora de levar o produto do armazém até a sua casa.

Quanto custa o serviço

Enviar um pacote através do Shipito custa $2 mais frete.

Como pagar a taxa

O Shipito aceita diversos métodos de pagamento. Dentre eles, cartões de crédito (até mesmo nacionais), Paypal, Bitcoin, transferência bancária e boleto bancário.

Então o Shipito aceita boleto?

Sim, este método de pagamento típico do Brasil passou a ser adotado pelo Shipito, que tem uma grande base de clientes no país.

É uma ótima ideia escolher pagar via boleto porque assim você deixa de pagar 6,38% de IOF e passa a pagar apenas 0.38%, já que a cobrança é feita no Brasil e não no exterior.

Sem falar que isso resolve o problema de quem não tem cartão de crédito.

Para utilizar, basta gerar um boleto e adicionar saldo à sua conta no Shipito. Em seguida, utilize esse saldo para pagar a tarifa de serviço e frete de suas remessas.

Está gostando deste artigo? Antes de continuar a leitura, clique nas estrelas para dar uma nota de 1 a 5!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (15 votos — Avaliação: 4,53 de 5)

Loading...

Quais as opções de frete do Shipito?

Métodos de envio do Shipito brasil

Existem várias modalidades de frete no Shipito. No entanto, somente algumas são vantajosas.

É importante verificar se a modalidade escolhida inclui seguro contra perda ou rouborastreamento, e se a entrega é lenta ou rápida. Vamos aos métodos de envio para o Brasil:

USPS Priority Mail

Na minha opinião, o melhor frete que existe. Ótimo custo-benefício, é rápido e tem rastreamento.

USPS Express Mail

Inclui rastreamento e a entrega é mais rápido que o Priority. No entanto, o preço é um pouco salgado.

USPS First Class International

Um frete bem barato que, segundo o Shipito, não inclui rastreamento (este mesmo frete pode ser contratado no armazém QueriaTanto.com já com rastreamento incluso).

Costumava ser bem lento até 2016. No entanto, suas entregas passaram a ser bem mais rápidas, quase tão rápidas como as do Priority Mail.

É uma ótima opção de frete. Pena que só vale para pacotes até o limite de 4lbs (cerca de 1,81kg).

FedEx Economy e Fedex Priority

Provavelmente o serviço de frete mais rápido que existe, ideal para quem está com muita pressa e não se importa em pagar mais caro.

Apesar disso, o preço realmente maltrata e, por se tratar de uma transportadora privada (courier), você terá a grande desvantagem de ter que pagar o imposto de importação adiantado (não há como escapar). Inclui seguro e rastreamento.

DHL Express

Também é bastante rápido e mais barato que o Fedex, porém bem mais caro que o Priority Mail. Por se tratar de uma transportadora privada, assim como o Fedex, você também deverá pagar o imposto de importação adiantado. Inclui seguro e rastreamento.

Air Mail Economy

Um frete extremamente barato porém muito lento (até 120 dias, conforme o próprio site) e sem rastreamento. Até que serviria para enviar produtos sem qualquer valor comercial, mas eu não recomendo nem para isso. Sempre escolha fretes com rastreamento e evite dores de cabeça!

A calculadora do Shipito: como calcular o frete do seu pacote

shipito calculator (frete)

Para calcular o frete do seu pacote com antecedência, basta acessar a Calculadora de envio no próprio site, escolher o armazém para o qual vai enviar suas compras e preencher algumas informações como o endereço para o qual o Shipito enviará os produtos, peso, dimensões e valor total declarado.

Note que as medidas que a calculadora usa, por padrão, são libras (lbs) para peso e polegadas (in) para dimensões, mas você também pode selecionar as medidas em centímetros (cm) e kilogramas (kg).

Caso precise fazer uma conversão de medidas, simplesmente digite no Google dessa forma:

convertendo medidas no google

Lembrete: se seus produtos totalizarem menos de 4lbs (cerca de 1.81kg), você poderá se beneficiar o frete mais barato da USPS, o First Class International.

Depois de ter preenchido todos os dados, clique no botão “Calculadora” para que a tabela com os fretes disponíveis seja exibida.

E nessa hora, você terá duas opções, conforme as modalidades de frete que explicamos acima:

  1. Escolher um frete mais barato para economizar porém demorar um pouco mais a receber os produtos;

  2. Escolher um frete mais caro e receber suas compras mais rápido.

Como consolidar pacotes

Existe um jeito de comprar em várias lojas diferentes e ter suas compras unificadas em um único pacote, para evitar de ter que pagar diversos fretes internacionais, o que poderia custar bem caro.

O nome desse procedimento é consolidação. No próprio painel, você pode solicitar que o pessoal do armazém abra suas caixas, retire os produtos e embale tudo em outra caixa maior, até onde couber.

Dessa forma, dá para fazer a remessa de vários produtos pagando apenas um frete, o que é uma grande economia.

“Mas eu li em algum lugar que pacotes maiores têm mais chances de serem taxados!”

Mesmo que isso fosse verdade (e minha experiência com importações anteriores demonstra que não é), pagar o frete de vários pacotes diferentes quase sempre acabará custando mais caro do que os impostos.

É importante que você faça uma avaliação do seu caso com antecedência, comparando o valor que seria gasto nas duas opções, sem esquecer que os pacotes menores também correm risco de serem tributados.

Pedidos extras

Existem outros serviços que você pode solicitar dos redirecionadores de compras. Alguns exemplos são:

Reembalar o produto

Algumas lojas podem enviar suas compras em uma caixa repleta de logos coloridos que chamam muita atenção na alfândega. Nesse caso, pode ser benéfico substituir o pacote por um mais discreto.

Fotos adicionais do seu produto

Esse serviço é útil para nos certificarmos de que as nossas compras estão todas presentes na embalagem. Dessa forma, a caixa será aberta e você receberá uma foto do conteúdo interno para verificar se está tudo correto e em perfeito estado.

Analisar se os produtos não estão danificados

Serviço ideal para que os produtos sejam testados antes de enviados para o Brasil. Pode evitar alguma dor de cabeça com devoluções internacionais

Remoção de papéis e outros conteúdos desnecessários de dentro do pacote

Este serviço pode ajudar a reduzir o peso da encomenda (e consequentemente reduzir o preço do frete), descartando-se itens inúteis como panfletos e outros papéis que às vezes são incluídos pelas lojas.

Devolução de mercadoria

Este pedido somente deverá ser utilizando quando você tiver desistido da compra, ou comprado o produto errado. Sua mercadoria será devolvida à loja. Observe os prazos de devolução do seu fornecedor.

O aplicativo do Shipito

Aplicativo do shipito redirecionador

Caso você prefira fazer a movimentação de seus pacotes através de seu Smartphone, existe um aplicativo do Shipito que pode ser baixado na AppStore ou Playstore, dependendo do sistema operacional de seu aparelho. O Shipito App funciona da mesma forma que o site!

Como fazer o rastreamento dos pacotes

Como rastrear encomenda shipito

Assim que o frete for pago e a remessa de seus produtos for feita, você receberá um código de rastreamento que deverá ser usado para fazer o tracking de seus pacotes.

É através desse rastreamento que você observará, exatamente, tudo que acontece com suas compras no caminho dos EUA até sua casa.

É também por meio dele que você ficará sabendo com antecedência se a mercadoria foi “taxada” e a hora certa de acessar o novo sistema dos correios para pagar o tributo.

Existem diversos sites para fazer rastreamento, de acordo com o frete escolhido. Se escolher os métodos de envio que indiquei, da USPS, utilize a própria plataforma de rastreamento dos correios.

Tem compra assistida no Shipito?

O shipito também oferece uma alternativa para quem não consegue fazer as suas próprias compras nos sites americanos, seja porque alguma loja não aceitou o cartão de crédito emitido no Brasil (algumas lojas só aceitam cartões americanos), ou porque o endereço do shipito foi bloqueado por essa empresa (algumas lojas se recusam a enviar produtos para endereços de redirecionadores).

Estamos falando do serviço de compra assistida, também conhecido como Personal Shopper. Nessa modalidade, você indica os produtos e o site em que deseja comprar, e pede para que eles façam a compra em seu lugar.

A compra assistida tem algumas taxas adicionais, o que acaba custando mais caro do que fazer, você mesmo, as compras. Entretanto, resolve o problema de muitas pessoas, por exemplo para comprar diretamente da loja da Apple.

No entanto, na maioria das lojas não vale a pena utilizar a compra assistida. É o caso da Amazon, que envia milhares de produtos para endereços de redirecionadores diariamente, além de não impor qualquer barreira para clientes brasileiros, que podem acessar o site livremente e pagar com seus cartões de crédito internacionais sem dificuldade.

Como fazer compra assistida

Para fazer uma compra assistida, basta entrar em contato com o Shipito, listando os produtos desejados, e não esquecendo de informar o modelo, tamanho, cor etc, além do site em que a compra deverá ser feita.

Você receberá um orçamento que incluirá US$ 8.50 pelo serviço, mais o preço dos produtos, da Salex Tax (taxa sobre vendas) se houver, do frete da loja até o armazém, uma porcentagem de comissão e uma pequena tarifa financeira que incide sobre as operações bancárias.

Em seguida, adicione saldo suficiente à sua conta no Shipito.

Observe que a tarifa de serviço da compra assistida é a mesma tanto para a compra de apenas uma unidade de determinado produto quanto para a compra de várias unidades desse mesmo produto.

Assim que a compra assistida for concluída, o produto ficará disponível no painel do Shipito, da mesma forma que outros produtos que você comprar, aguardando o pagamento do frete internacional.

Caso tenha alguma dúvida, o telefone do Shipito se encontra no rodapé do site.

Shipito envia como pessoa física?

Sim, o Shipito envia como pessoa física, possibilitando que você evite o imposto de importação em remessas de até $50.

Não entendeu nada? Deixa eu explicar:

Essa é uma pergunta bem comum de ser feita por pessoas que estão em busca de evitar o imposto de importação.

Isso porque existe uma Portaria do Ministério da Fazenda (no156 de 1999) segundo a qual "os bens que integrem remessa postal internacional no valor de até US$ 50.00 (cinqüenta dólares dos Estados Unidos da América) ou o equivalente em outra moeda, serão desembaraçados com isenção do Imposto de Importação, desde que o remetente e o destinatário sejam pessoas físicas."

Em outras palavras, se a encomenda tiver um valor aduaneiro total de $50 e for enviada por pessoa física para outra pessoa física, não será cobrado o imposto de importação.

Portanto, é possível se beneficiar dessa isenção, já que praticamente todos os redirecionadores de encomendas fazem envios como pessoa física. Na realidade, o envio é feito em seu nome.

Obs.: existe uma grande controvérsia devido ao Decreto-Lei 1.804 de 1980 que estabelece o valor de isenção em $100, independente de a remessa ser feita por pessoa física ou jurídica.

Portanto, esses dois dispositivos legais entram em contradição. Minha opinião de bacharel em Direito: o Decreto-Lei 1.804 prevalece sobre a Portaria 156 do Ministério da Fazenda. Sendo assim, o valor correto para a isenção é de $100.

Quanto tempo demora para chegar ao Brasil?

No geral, o tempo médio de chegada de encomendas dos EUA para o Brasil é de 15 a 30 dias.

A maior parte desse prazo deve-se ao tempo em que suas compras ficam paradas, à disposição da Receita Federal para fiscalização.

Porém o tempo de entrega varia de acordo com a modalidade de frete escolhida e a época do ano. Isso porque, quando se aproxima do Natal, milhares de brasileiros começam a encomendar seus presentes, o que deixa a alfândega congestionada com a chegada de tantos pacotes.

Isso causa um atraso no procedimento de fiscalização. Por isso, encomendas no fim do ano podem demorar mais que o dobro do normal.

E então, o site Shipito vale a pena?

Como já demonstramos neste artigo de review do Shipito (que é quase um livro), o uso de armazéns de redirecionamento é indispensável para nós, importadores, porque nos permite comprar em inúmeras lojas das quais antes não seria possível e ainda economizar no preço do frete internacional e ter total controle sobre nossas remesssas.

O Shipito é bom mas existem outros redirecionadores de encomendas no mercado que oferecem preços e serviços bem competitivos e até melhores.

O Shipito é o mais antigo e tem o mérito do pioneirismo mas não é mais o melhor, hoje em dia.

Já existem, por exemplo, diversas lojas que não enviam para o endereço do Shipito, como acontece praticamente sempre na Hollister e Abercrombie. Essas lojas não aceitam mais o Shipito.

Agora vamos dar uma olhada nas reclamações mais frequentes que o Shipito recebe no site do ReclameAqui.

Shipito no ReclameAqui: as reclamações mais comuns

Shipito reclamações mais comuns no reclame aqui

Inicialmente, é importante observar que, na data deste review do Shipito, 93,1% das reclamações foram atendidas, o que é um número razoavel mas insatisfatório: todas as reclamações deveriam ser, ao menos, respondidas.

Além disso, apenas 35,7% dos clientes voltariam a fazer negócio com a empresa, o que é um número preocupante. E, para piorar, a empresa acabou sendo classificada com a reputação de “Não recomendada” e tendo uma nota de 2.99.

Isso ocorre porque apenas 45,8% das reclamações foram solucionadas.

O que me parece mais assustador é que o tempo médio de resposta das reclamações é de 50 dias e 19 horas. São quase 2 meses de atraso. É tempo suficiente, por exemplo, para você perder o prazo para acionar um seguro contra perda ou roubo e deixar de receber um reembolso.

A reclamação mais comum que o Shipito enfrenta é a de “Produto errado.” Ou seja, o cliente recebe uma mercadoria diferente da que comprou.
Caso queira saber mais sobre as reclamações, acesse o site do ReclameAqui e leia os comentários de clientes insatisfeitos.

No entanto, se também estiver decepcionado com essas estatísticas bem negativas, continue lendo o artigo para conhecer outros redirecionadores de compras, boas alternativas ao Shipito.

Outros armazéns de redirecionamento

Nos últimos anos, começaram a surgir inúmeros serviços de redespacho concorrentes do Shipito. Dessa forma, você pode escolher uma empresa de confiança e evitar se tornar mais um número nas estatísticas que acabamos de analisar.

Veja a seguir o armazém de redespacho que eu recomendo para os alunos do meu curso completo de importação online:

QueriaTanto.com

Queriatanto.com redirecionador de encomendas

O QueriaTanto.com é um redirecionador de compras, na minha opinião, melhor que o Shipito, por vários motivos.

Primeiramente, é totalmente em português, tanto o site quanto o suporte, permitindo a compreensão por quem não fala bem o inglês. O cadastro é grátis e, ao contrário do Shipito, você pode utilizar todos os serviços sem ter que pagar mensalidade.

É ideal para quem está começando a importar, já que as informações no painel estão dispostas com mais clareza do que o Shipito, o que facilita bastante para novos importadores e pessoas sem muita experiência em compras online, e ainda evita erros como a digitação incorreta de endereço nas lojas.

E o melhor de tudo é que você pode tirar dúvidas e pedir suporte via Whatsapp, que é o método preferido dos usuários brasileiros. Afinal, nada melhor que tratar diretamente com uma pessoa real, brasileira, que entende os problemas do importador brasileiro e principalmente como funciona a alfândega no Brasil.

Na verdade, a equipe do QueriaTanto.com é composta por pessoas que antes eram importadores, como você e eu, e “falam a nossa língua.”

É como se fosse um amigo ou parente que reside nos Estados Unidos e envia encomendas para você: o seu amigo de confiança no exterior.

Outra grande vantagem desse armazém sobre o Shipito e outros concorrentes é que ele fica situado na Florida, onde o Sales tax (imposto sobre vendas) é de apenas 6%, o que vai baratear ainda mais seus custos.

Além disso, os fretes tem os valores mais baratos possíveis, por estarem no Estado americano mais próximo do Brasil.

Como se não bastasse, ao se cadastrar na Newsletter do blog do armazém, você receberá vários tutoriais de importação no seu e-mail, para aprender a economizar mais ainda em suas compras.

E sabe aquela modalidade de frete que eu recomendei mais cedo, o Priority Mail? Quando você escolhe esse frete no painel do QueriaTanto.com, já está incluso o seguro grátis até o valor de $200. Somente acima desse valor é que será cobrado um pequeno adicional, mas é bem barato.

Assim você pode ficar totalmente tranquilo de que suas encomendas chegarão com segurança ou você será reembolsado pela própria transportadora.

Por fim, todos os fretes disponíveis tem rastreamento incluso. Nada de ficar estressado, sem saber por onde andam suas compras!

O painel do QueriaTanto.com é similar ao do Shipito, então você pode aproveitar as instruções que aprendeu no passo a passo deste artigo. Para ler um guia completo do serviço, clique aqui.

Você também pode ver os vídeos explicativos que fiz sobre o QueriaTanto.com em meu canal do Youtube: 

Existem outros serviços disponíveis no mercado.

Alguns desses serviços são bons a nível internacional mas não recomendados a nível de Brasil, por desconhecerem algumas particularidades da alfândega os anseios do importador brasileiro.

Vamos ver mais alguns:

Qwintry

O Qwintry também oferece um endereço de compras nos EUA e um serviço de redirecionamento similar ao Shipito. No entanto, está classificada como “Ruim” no ReclameAqui. Nota 3,78.

Shopfans

O Shopfans é outro armazém de redespacho, que incentiva bastante os usuários a fazerem compras na Amazon. No entanto, aceita encomendas de outras lojas também. Tem um método de frete chamado Shopfans Express que é similar ao First-Class International, só que um pouco mais caro.

Essa empresa, infelizmente, no momento em que escrevo esta resenha, não respondeu nenhuma das reclamações que recebeu no ReclameAqui. Reputação no site: “não recomendada.”

MyVipBox

A MyVipBox também está situada na Florida, e opera desde 2010. Infelizmente, até o momento em que escrevo este artigo, esta empresa também não respondeu nenhuma das reclamações que recebeu no ReclameAqui. Reputação no site: “não recomendada.”

Viabox

A Viabox é mais uma opção de redirecionamento de encomendas. Entretanto, o site é um pouco confuso e não encontramos material suficiente por clientes brasileiros. No site de reviews PissedConsumer, popular nos EUA, a Viabox está avaliada com 1.6 estrelas, de um total de 5.

Uscloser

A Uscloser é uma empresa que atua na área de logística desde 2014 fazendo remessas através da USPS, como informado no próprio site.

Box4world

Box4world é outra opção de redespacho de mercadorias que envia para qualquer país do mundo desde 2013. Aceita pagamentos por depósito na Caixa Econômica Federal.

Skybox

A SkyBox é uma empresa de redespacho criada em 1991 e bastante consolidada internacionalmente. Infelizmente não responde reclamações no Brasil, já que também não respondeu nenhuma das reclamações que recebeu no ReclameAqui. Reputação no site: “não recomendada.”

MyUs

MyUS é uma empresa de redirecionamento que está no mercado desde 1997 e tem boas qualificações no Facebook, no entanto tem uma mensalidade de $7 caso você queira utilizar consolidações e outros serviços, ou simplesmente fazer mais de uma compra por vez.

Conclusão

Comprar produtos para fins pessoais ou para começar seu próprio negócio de revenda de importados é bem mais fácil quando você tem um endereço no exterior.

Assim você pode fazer compras em qualquer site dos Estados Unidos e receber seus produtos com segurança, no endereço que quiser.

Sem falar que você economiza muito dinheiro que seria gasto em frete caso fizesse várias remessas sem consolidar os produtos.

Por isso, não dá mais para imaginar uma comunidade de importadores brasileiros sem a ajuda dos armazéns de redirecionamento. Eles são essenciais.

E todos esses benefícios podem ser obtidos, muitas vezes, com uma simples conta gratuita no site de armazéns como o QueriaTanto.com.

Mas isso não é tudo: ainda existem inúmeras dicas e estratégias para realmente comprar barato nos Estados Unidos e até na China.

E se fossemos continuar escrevendo aqui, neste artigo, todos os segredos que sabemos sobre importação, ele ficaria maior que a coletânea do Harry Potter.

Portanto, para resolver esse problema e ensinar todo o passo a passo de como economizar dinheiro com o método certo de importação dos Estados Unidos e até da China, criamos um curso completo de importação online.

Importar Tudo - o mais completo curso avançado de importação pessoal e para pequenos empreendedores

Com ele, você vai ter acesso a produtos de alta qualidade por um preço bem abaixo dos cobrados no Brasil.

Por que continuar pagando mais caro, não é verdade?

Para assistir à primeira aula (gratuita), cadastre-se aqui.

Grande abraço,

Thales Matos
Autor do Importar Tudo

Deixe um Comentário:

3 Compart.