Rastrear Encomenda Internacional – Os 15 Melhores Sites e Aplicativos
Como rastrear encomenda internacional

Rastrear encomenda internacional – os 15 melhores sites e aplicativos

Rastrear encomenda internacional pode parecer uma tarefa complicada se você ainda não tem experiência. Entretanto garanto que, assim que você ler este artigo, vai perceber que isso é super fácil e rápido.

Você está prestes a descobrir 15 sites ou aplicativos que vão simplificar sua vida, inclusive enviando mensagens de texto para seu celular com atualizações na movimentação de suas compras no exterior. Basta escolher um deles e começar.

Além disso, vai aprender como rastrear encomenda internacional independente de ela ter sido enviada pela USPS e Correios ou por uma transportadora privada como TNT, DHL e Fedex – empresas Courier.

No final, você entenderá o significado das siglas utilizadas em encomendas internacionais e por que deveria evitar métodos de envio sem rastreamento, por mais que sejam mais baratos.

Vamos lá?

Como funciona o código de rastreio

Para que você entenda a melhor forma de rastrear suas encomendas, é preciso primeiro entender como funciona o tracking code que você recebe ao fazer uma compra no exterior.

Esse código de rastreamento não passa de uma sequência de números e letras que são associados à sua encomenda para que ela não seja confundida com os milhares de pacotes que são transportados diariamente.

Com esse código em mãos, você pode acessar um site ou aplicativo e receber atualizações, em tempo real, da localização de suas compras internacionais. Dá para saber se já chegou ao Brasil e até se as compras foram taxadas com antecedência.

Existem dois tipos de código de rastreio de encomendas internacionais, dependendo de qual empresa fará a entrega – um serviço postal ou transportadora privada.

Compre nos melhores sites e ganhe uma parte do dinheiro de volta.

Compre através do Ebates nas suas lojas favoritas e receba até 40% de Cash Back (são mais de 2500 lojas).

Código de rastreio em caso de empresa postal

Em caso de envios feitos pelo próprio serviço de correios do país, como a United States Postal Service – Usps – esse código é composto de duas letras, nove números e mais duas letras, e a entrega é concluída pelos Correios brasileiros assim que o pacote entra em território nacional.

Veja:

CV010110010US

As duas primeiras letras indicam o método de envio escolhido – neste caso o Priority Mail, método que recomendo em meu curso de importação online – e as duas últimas letras indicam o país de origem.

Outros exemplos de serviços postais são o China Post, Hong Kong Post e o EMS.

Código de rastreio em caso de Courier

Se o seu frete internacional escolhido for uma empresa privada – transportadoras Courier – como DHL, TNT, Fedex e UPS, o seu número de rastreamento poderá ter apenas números, em maior ou menor quantidade, dependendo da empresa.

O rastreamento dessas encomendas deverá ser feito no próprio site da transportadora. Portanto, os aplicativos que veremos adiante não vão funcionar. Mas pode ficar tranquilo porque falaremos de cada transportadora no final deste artigo.

Como rastrear uma encomenda internacional

Para saber como rastrear encomendas da China, compras nos Estados Unidos ou seja lá de onde você resolveu importar produtos, o primeiro passo é saber qual transportadora fará essa entrega.

Geralmente o próprio site da loja ou redirecionador informa isso com clareza. Com esse código em mãos, basta digitar nos sites ou aplicativos a seguir.

Novamente para facilitar, vamos dividir a explicação em duas modalidades: encomendas enviadas por serviço postal e encomendas enviadas por transportadoras privadas.

Inscreva-se no melhor canal de importação do Brasil

Thales Matos, autor do Curso Importar Tudo

Rastreando encomendas de serviços postais

Se você utiliza o serviço de redirecionamento que recomendo, por exemplo, a transportadora será a USPS.

Nesse caso, por se tratar de um serviço postal, a melhor coisa a se fazer é rastrear no próprio site do serviço até que o pacote chegue no Brasil.

A partir disso, a entrega será concluída pelos Correios brasileiros e você poderá rastrear pelo site oficial ou escolher um dos aplicativos a seguir para acompanhar as movimentações.

Vamos escolher o seu?

Site da própria USPS

como rastrear encomenda USPS

Para rastrear uma encomenda enviada pelo serviço postal americano, nos métodos de envio Priority Mail, Priority Express ou First-Class International, você deve acessar o próprio site da USPS.

Em outras palavras, este site só serve para rastrear encomendas americanas.

Além disso, este sistema de rastreamento só exibirá resultados relevantes enquanto suas compras estiverem nos Estados Unidos.

Assim que os produtos entrarem no Brasil, passe a usar o site dos correios em vez disso. Dessa forma você receberá atualizações mais detalhadas.

Site dos Correios

Digite o código localizador no site dos Correios para acompanhar sua encomenda

Este é o site que a maioria das pessoas usa e com ele será possível rastrear praticamente qualquer encomenda que não tenha sido enviada através de Courier, assim que entrar no território brasileiro.

Para utilizar o rastreamento dos Correios, basta digitar seu código no campo adequado e clicar em "Buscar."

É importante observar que, após a encomenda ser conferida pela fiscalização, o rastreamento passará a ser feito através do novo sistema de importações dos Correios, que foi implementado em 2018.

Para rastrear sua encomenda que já foi conferida na alfândega, acesse o sistema Minhas Importações e insira o código de rastreamento. Esse sistema também será utilizado para pagar o imposto.

Além do site, os Correios oferecem um aplicativo para rastrear encomenda internacional em seu smartphone, o SRO Mobile Correios.

SRO Mobile Correios (Android e iOS)

Aplicativo de rastrear encomendas SRO Mobile correios

Este aplicativo, disponível para Android e iOS só servirá para rastrear sua encomenda depois que ela chegar ao território nacional. A interface é bem simples de entender e bastante intuitiva.

Com esse App, você será capaz de rastrear todas as suas encomendas registradas dos Correios, como Pac, Sedex e E-Sedex. Tudo isso será exibido em uma única tela.

Você receberá notificações das mudanças de status dos seus pacotes.

É um bom app, acontece que o serviço dos Correios não funciona muito bem. Nem todos os dados do rastreio são exibidos.

E foi justamente por esse motivo que escrevemos este artigo – para oferecer alternativas como o Muambator.

Muambator

Sistema de gerenciamento de rastreio Muambator

Se você é como eu e está sempre ansioso rastreando e conferindo suas encomendas manualmente, o Muambator resolverá seus problemas. Essa é uma ferramenta super popular no país já que foi criada por brasileiros.

Com ele, é possível acompanhar as movimentações das compras sem preocupações. Afinal, este serviço gratuito enviará notificações para seu e-mail, smartphone e até twitter.

Para utilizar é super simples e as informações são mais detalhadas que as dos Correios. Basta digitar o código de rastreamento e acompanhar a lista de lugares pelo qual sua encomenda está "viajando."

Ele aceita fretes de diversas partes do mundo, como China, Estados Unidos, Hong Kong e Brasil, claro. Aqui o passo a passo:

Como rastrear encomendas internacionais com Muambator

Para começar, crie sua conta e preencha o formulário. Em seguida, faça o login no site com seu novo usuário e senha;

O que é tag no muambator

Dentro da caixa "Novo pacote", digite o código de rastreio de seu pacote e preencha algumas tags para os identificar com mais facilidade.

O que é Tag no Muambator?

Tag é uma espécie de etiqueta que você pode dar a cada pacote, para o diferenciar dos demais. Digite algo que ajude a lembrar do que se trata, no caso de estar aguardando vários pacotes;

Também é possível adicionar um segundo e-mail para receber notificações de cada pacote. Esta opção é útil quando você está enviando mercadorias para outras pessoas.

Em seguida, pressione o botão "Adicionar Novo Pacote." Pronto! A partir de agora, você começará a receber notificações de rastreamento em sua mídia preferida.

O Muambator não chega a ser o melhor serviço para auxiliar no seu rastreamento mas é um dos mais populares no Brasil pela simplicidade.

Caso você não se identifique com ele, temos várias outras opções para rastrear encomenda internacional. Vamos dar uma conferida em cada uma?

>> INSCRIÇÕES ABERTAS <<

Curso Importar Tudo

com Thales Matos

Descubra o método que aprendi morando nos Estados Unidos para importar produtos originais de marca, com desconto, mesmo com o dólar alto!

Como importar dos Estados Unidos sem viajar
Thales matos autor do programa importar tudo

TrackIt

Como rastrear encomenda de qualquer frete com o trackit

Um dos melhores sites de rastreamento de encomendas internacionais por sua eficiência e funcionalidade com diversos tipos de frete. Funciona com praticamente qualquer método de envio.

É um bom serviço para se utilizar, inclusive, quando você não sabe direito qual método de envio utilizado pelo site que você comprou, já que o sistema faz uma busca automática e detecta isso para você.

Lembre-se de usar um site ou aplicativo de rastreamento nacional assim que a encomenda chegar ao Brasil, já que ele será capaz de fornecer informações mais detalhadas.

De qualquer forma, o TrackIt é uma ótima opção antes de a mercadoria chegar ao país, ok?

Rastreie.com

Use o Rastreie.com para movimentar encomendas com simplicidade

Rastreie.com é, provavelmente, o site de rastreio mais intuitivo da lista. É possível rastrear vários pacotes de uma vez. Observação: só funciona com pacotes dos Correios, ok?

PackageTrackr

Como rastrear encomendas no packagetrackr

Outra ótima alternativa para rastreamentos internacionais. Consegue fornecer informações mais detalhadas dos pacotes até quando já se encontram em território nacional. Nesse aspecto, o PackageTrackr vence.

No entanto, perde para o TrackIt em certas situações por não ser capaz de reconhecer alguns códigos de rastreamento. A busca não detectou o rastreio correto em alguns casos.

Parcel (iOS)

como rastrear compras com o parcel

Este aplicativo está disponível apenas para iOS e Mac. Com ele, é possível rastrear encomendas do China Post e até do AliExpress Shipping, feito pela empresa de logística chinesa Yanwen.

É realmente bem visual, não há grandes dificuldades pra entender a tela do App. O rastreamento é bem detalhado e você pode até usar um contador de dias a partir da postagem.

Com isso fica muito fácil observar de perto o prazo de entrega de suas compras da China, por mais que demorem vários meses, não é verdade?

O Parcel tem uma versão grátis e uma paga. Na gratuita, você só pode rastrear 3 encomendas por vez e não receberá notificações Push.

A versão paga tem uma assinatura anual que custa R$9,90 e um limite de 50 encomendas por vez. As notificações são liberadas e você também pode acessar pelo computador, através do Parcel Web, que permite até exportar seus rastreamentos em uma planilha para Excel.

Está gostando deste artigo? Antes de continuar a leitura, clique nas estrelas para dar uma nota de 1 a 5!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (12 votos — Avaliação: 4,58 de 5)

Loading...

AfterShip (Android e iOS)

rastreando encomendas no aftership

O AfterShip funciona da mesma forma que o Parcel, porém também serve para dispositivos Android. O visual é simples, o rastreamento é bem detalhado e você pode sincronizar seus dados de rastreio na nuvem.

Os features do Parcel também estão presentes. É possível, inclusive, usar o contador de dias após a postagem e rastrear produtos enviados via China Post.

Para rastrear mais de 3 encomendas por vez, basta criar sua conta no aplicativo, que é gratuito. Não precisa desembolsar aqueles 10 reais para receber notificações Push em seu dispositivo!

ParcelTrack (Android e iOS)

como rastrear todas as encomendas em um aplicativo

Esta é uma alternativa que segue o modeo do Parcel e do AfterShip para rastrear encomenda internacional. Funciona para várias transportadoras internacionais, envia notificações e é fácil de enteder.

No entanto, o rastreamento não é nada detalhado. Você só será informado se a encomenda saiu para entrega ou foi entregue.

Se quiser ver algo a mais que isso, terá que pagar a versão premium de R$9,90 – pagamento único. Com isso, será notificado de outras movimentações, quando sua encomenda está em trânsito.

Apesar disso, alguns fretes não funcionam muito bem no ParcelTrack.

17Track

Use o 17track para rastrear diversas transportadoras internacionais

Rastrear pacotes internacionais é a especialidade do 17Track. Funciona tanto para os Correios quanto para diversas transportadoras do mundo todo.

Cainiao

cainiao rastrear pedidos do aliexpress banggood e gearbest

O Cainiao é um ótimo site para rastrear encomendas que funciona, de forma similar ao TrackIt, para praticamente todas as transportadoras mundiais.

MeuSedex

MeuSedex também serve para rastrear encomendas internacionais

Se você gostou da ideia de receber notificações via e-mail, twitter ou mensagem de texto em seu smartphone, o MeuSedex.com.br é outra boa opção. A inscrição também é grátis.

Somente para encomendas que estão no Brasil.

PPX Track

como rastrear encomendas frete airmail com ppx track

Um site que tem como única utilidade rastrear encomendas via Airmail, como o do Shipito.

Através desse site, você vai conseguir descobrir um código de rastreamento brasileiro para o Airmail, e assim poderá usar no próprio site dos correios para continuar acompanhando.

Isso porque o código de rastreamento original do Airmail não é detectado pelo site dos Correios brasileiros. Nem mesmo recomendo utilizar esse frete mas achei que valeria a pena mencionar o PPX Track, para quem interessar.

Track-Trace

track-trace site para rastrear encomenda

Mais uma alternativa para quem faz compras na China com frequência é utilizar o site Track-Trace.

A partir de hoje, não é por falta de opção que você vai deixar de rastrear suas encomendas, concorda?

Agora é hora de aprender a rastrear encomendas transportadas por empresas Courier.

Rastreando encomendas de Couriers (transportadoras privadas)

Uma das grandes dúvidas dos importadores é como rastrear uma encomenda pela transportadora privada, já que os correios não detectam esses códigos de rastreamento diferenciados que elas emitem.

E isso é bem fácil, porém vai variar de acordo com o Courier utilizado. Vamos ver os principais do mercado?

Como rastrear encomenda TNT

rastreamento de envio frete TNT courier

Para rastrear encomendas internacionais remetidas pela empresa TNT, utilize este site. Digite o número da remessa ou a referência do cliente e clique em "Pesquisar."

Como rastrear encomenda internacional DHL

como rastrear encomenda dhl express

Para fazer o rastreamento de sua encomenda internacional enviada através da DHL, basta acessar este site, escolher o tipo de remessa, digitar os números de localização e clicar em Rastrear.

Funciona apenas para o serviço DHL Express! Caso sua encomenda tenha sido enviada pelo DHL Global Mail, que é uma modalidade totalmente diferente, utilize este site.

Como rastrear DHL global

Observação importante – o DHL Global Mail não é considerado um serviço de frete do tipo courier como o DHL Express. É uma modalidade de serviço postal, portanto sua entrega será concluída pelos Correios brasileiros.

Rastrear encomendas Fedex

rastreamento fedex site

Para rastrear suas encomendas do Fedex, digite o número de rastreamento ou a referência, de forma similar à TNT. Em seguida, clique em "Rastrear."

Rastreando uma encomenda UPS

como rastrear pacotes ups

Para rastrear encomenda internacional via UPS (não confundir com Usps), digite o número de rastreamento ou InfoNotice de seu pacote. Após inserir as informações, clique em "Rastrear."

Também é possível fazer esse rastreamento através da referência e do e-mail utilizado.

O problema de utilizar fretes tipo Courier

Apesar de o tema do artigo ser apenas "como rastrear encomenda internacional", é importante saber que existe uma grande desvantagem em utilizar métodos de transporte tipo Courier em suas importações.

É que você sempre terá sua encomenda taxada e deverá pagar o imposto de importação adiantado. Isso acontece porque a própria transportadora faz o desembaraço aduaneiro.

Em outras palavras, seu pacote não passará pela mesma fiscalização que os pacotes enviados por serviços postais ao chegar na alfândega.

Sendo assim, você não poderá se beneficiar do processo de fiscalização via amostragem, no qual uma espécie de "sorteio" é feito, permitindo que muitas encomendas passem direto sem tributação.

Portanto, apenas utilize as transportadoras privadas se estiver com bastante pressa para receber as mercadorias e se não se importar em pagar mais caro.

Outros fretes

rastrear encomenda colissimo

Existem algumas modalidades de frete menos comuns de serem utilizadas mas que também merecem espaço aqui neste artigo. Afinal, pode ser a sua dúvida, não é?

Dentre eles, vamos destacar o Colissimo, que é um serviço postal francês. Os números de rastreamento geralmente começam com as letras "CC."

Esse número de rastreamento não é detectado pelos Correios brasileiros, a não ser que você utilize um macete – substitua as letras "CC" por "EB." Dessa forma, será possível rastrear normalmente no Brasil.

Outro problema comum de rastreamento são aqueles códigos que começam com LP, seguidos por 14 números. Esse código também não é detectado

O macete aqui é bem esquisito mas satisfatório. Acesse o site do DirectLink, um serviço de frete nórdico e digite seu código de rastreio.

como usar o direct link para encontrar rastreamento que os correios não acham

Lá no painel, você terá acesso a um outro código de rastreio naquele formato que funciona nos Correios brasileiros – duas letras, nove dígitos e mais duas letras. Ao lado de "Item Number", é só copiar e colar.

Significado das siglas utilizadas em encomendas internacionais

Às vezes pode ser um pouco confuso identificar a localização do seu pacote, já que o sistema dos Correios utiliza algumas siglas que não fazem sentido algum em um primeiro momento.

Mas tudo ficará mais claro assim que você der uma olhada nessa tabela:

Encaminhado para CTCI

Centro de Tratamento do Correio Internacional. É a etapa mais demorada, onde sua encomenda ficará aguardando conferência por um fiscal.

Encaminhado para CTE

Centro de Triagem de Encomendas. Significa que será enviada para a agência dos Correios da sua cidade logo logo.

Encaminhado para CDD*

Centros de Distribuição Domiciliar. Significa que está em seu bairro, pronto para sair para entrega.

*CDD também pode aparecer como AC: Agência dos Correios. Significa que está na agência próxima da sua residência.

Pacotes sem rastreamento

Não poderia encerrar esse artigo sobre rastrear encomenda internacional sem reforçar a ideia de que, definitivamente, não recomendo a utilização de fretes que não fornecem número de rastreamento.

Essas modalidades de envio só vão causar dores de cabeça desnecessárias. Quem escolhe frete grátis sem rastreamento recebe também uma bela ansiedade grátis.

É sempre melhor saber por onde anda sua encomenda, até mesmo para solicitar uma possível aumento de prazo para abrir disputa, como é bastante comum no Aliexpress.

Curso de importação online

Importar Tudo - o mais completo curso avançado de importação pessoal e para pequenos empreendedores

Viu como é fácil rastrear encomendas do Ebay, Amazon, Aliexpress, Gearbest, Banggood e muitas outras lojas virtuais?

Essas ferramentas para rastrear encomenda internacional são uma mão na roda para nós, independente de comprarmos no exterior para uso pessoal ou para revender produtos importados, não é verdade?

Agora imagine se você pudesse ter acesso a um curso completo de importação online e descobrir muitas outras ferramentas para comprar produtos baratos de diversas categorias, em centenas de sites americanos, e receber na sua casa com segurança.

Não seria incrível?

Importar Tudo - assista no tablet ou smartphone, quando e onde quiser

Pois saiba que esse curso existe e se chama Programa Importar Tudo. Então se você quer ter acesso imediato a mais de 80 videoaulas sobre importação, comece assistindo a esta aula gratuita.

Beleza? Clique aqui para ver a primeira aula (gratuita).

Forte abraço,

Thales Matos
Autor do Importar Tudo

Deixe um Comentário:

0 Compart.